twitter dedetização  
 
dedetizadora
ibaraki
dedetização
desratização
descupinização
desentupimento
pragas urbanas
contato
   
  Rato
 

Doenças Transmitidas pelos Ratos

Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversos tipos de doenças ao ser humano.

Leptospirose

A Leptospirose é também conhecida como doença de Weil. Essa doença é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp.). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na sua urina. Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lama ou a alguns alimentos aquosos, as bactérias podem penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele, íntegra ou principalmente se estiver com algum machucado.

Para evitar que ocorram enchentes, uma medida muito simples e eficiente, mas que ainda hoje não é 100% empregada pelas pessoas, é reduzir o volume de lixo produzido, e jogar o lixo em local adequado, evitando que ele vá entupir os bueiros e ajudar a causar enchentes.

No caso de ocorrer uma enchente, para evitar a Leptospirose é importante evitar o contato com água ou lama e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.

Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, que vamos detalhar mais adiante, obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto) e melhorias nas habitações humanas.

Se o contato com a água contaminada for inevitável, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com essas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas com água sanitária, na proporção de 4 xícaras de café deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxaguar o ambiente e objetos com água limpa. Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser jogado fora, pois pode transmitir a doença.

Também é importante limpar e desinfetar a caixa d’água com uma solução de água sanitária, da seguinte forma:

Esvazie e lave a caixa d’água, esfregando bem as paredes e o fundo;

Após acabar de limpar, adicione 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água no reservatório;

Depois, abra a entrada principal da água e encha a caixa d’água com água limpa. Feche o registro depois que a caixa estiver cheia;

Após 30 minutos, abra as torneiras por alguns segundos para que essa água misturada com água sanitária entre na tubulação;

Aguarde uma hora e trinta minutos para que se faça a desinfecção;

Abra novamente as torneiras, para drenar toda a água. A água que sai pelas torneiras pode servir para a limpeza de chão e
    paredes.

Encha novamente a caixa com água limpa.


Peste bubônica

A peste bubônica é causada pela Yersinia pestis (ex-Pasteurella pestis), e é uma das doenças mais antigas que afligem a humanidade. É transmitida pela pulga-do-rato, Xenopsylla cheopsis. Também chamada de "peste negra" ou "morte negra", a peste bubônica matou milhões de pessoas na Europa e Ásia na Idade Média. Naquela época, o agente transmissor da doença vivia no rato-de-telhado. A peste bubônica foi uma doença terrível, mas hoje em dia não tem a mesma importância de antes. Apesar disso, continua matando pessoas na Índia, Paquistão, Bangladesh e até mesmo no Brasil, principalmente no Nordeste.


Tifo murino

O tifo murino também é conhecido como febre murina. É transmitido ao homem pela picada da pulga-do-rato infectada pela bactéria Rickettsia typhi.


Febre da mordida do rato

A febre da mordida do rato é transmitida pela mordida do rato, estando o rato infectado pelo Spirillum minus. Os ratos mordem principalmente crianças e idosos que estejam confinados às suas camas. A transmissão ocorre pela saliva do rato.


Triquinose

A triquinose é causada pela Trichinella spiralis. Os suínos ingerem as fezes ou cadáveres de ratos infectados, e o homem pode se contaminar pela ingestão de carne meio crua desses suínos. Por isso, a carne deve ser bem cozida ou assada, para matar as larvas de triquina.


Raiva

Hoje em dia, acredita-se que os roedores são incapazes de transmitir o vírus rábico.


Salmoneloses

As bactérias salmonelas causam envenenamentos alimentares, como graves gastroenterites. As ratazanas são muito incriminadas pela contaminação dos alimentos, principalmente por freqüentarem ambientes com muita salmonela, como os esgotos. O homem adquire a doença ingerindo alimentos contaminados.


Sarnas e micoses

As sarnas e micoses são os efeitos da ação de ectoparasitos. Ocorrem no homem e nos animais. Os ratos disseminam mecanicamente esses agentes causadores.


Hantavirose

Os ratos também podem transmitir o hantavírus pela urina e saliva. O agente causa uma virose mortal.